domingo, 22 de agosto de 2010

Diretor da Milk participará da III Semana do Marketing Esportivo




O diretor da Milk Comunicação Integral, Ricardo Santos, foi convidado para participar da III Semana do Marketing Esportivo, que será realizada no auditório da Escola de Educação Física e Esporte da USP (EEFE-USP), em São Paulo. O evento ocorrerá de 23 a 26 de agosto de 2010, das 19h00 até às 21h45.

Ricardo ministrará a palestra no dia 23 de agosto com o tema “Mercado de Corridas de Rua”. O tema foi escolhido devido à importância e constante crescimento deste nicho, onde serão abordadas questões como o tamanho e potencial do mercado de corrida de rua, as possibilidades deste nicho para empresas investirem no esporte e apresentação de alguns cases, entre eles da Duracell e da Sony Ericsson.

Para a Duracell a Milk tinha o objetivo de posicionar a linha de pilhas para o público running, reforçando a mensagem de que as pilhas Duracell duram até 8 vezes mais do que as pilhas comuns de zinco. Para isso, a Milk fez uma ação surpresa: no dia da prova, 8 atletas vestiram pilhas gigantes infláveis (criadas e produzidas exclusivamente para a ação).

Já na ação da Sony Ericsson o objetivo era divulgar em uma única ação os celulares Walkman da Linha W, destacando a qualidade de som dos melhores Mp3 com os recursos de um excelente celular. Para atingir o público consumidor jovem e ativo, a Milk criou os “Marcadores de Ritmo Sony Ericsson”, hot site, e-mails para os atletas participantes, banners on-line e várias atrações durante o evento e provas de corridas de rua. O case não se resume apenas a isso, mas o sucesso foi tanto, que a corrida foi tingida de laranja (cor da Sony Ericsson).

Se não conhece esses e outros cases de sucesso da Milk, vale a pena participar da III Semana do Marketing Esportivo , que é realizada em parceria entre a Máquina do Esporte e a Empresa Júnior da EEFE-USP, e já está em sua 3º edição (em 2008 e 2009 ocorreram a 1ª e a 2ª edição do evento).

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Agência abre as portas para universitários





O sonho do publicitário Ricardo Santos, diretor da Milk Comunicação Integral, sempre foi abrir as portas da agência para receber universitários que tivessem interesse em conhecer o dia a dia da empresa. Por isso criou o Projeto Dente de Leite “que estava no papel desde o ano passado, mas ele foi rigorosamente estudado para ser uma oportunidade de ajudar o universitário”, explica.


O que seria exatamente o Projeto Dente de Leite?
É basicamente uma oportunidade do universitário conhecer o dia a dia de uma agência, ter um contato mais próximo com os diretores, no caso eu e meu sócio Rodrigo Raso, além de conversar com os profissionais das outras áreas da agência, como atendimento, criação, planejamento, entre outros.
O encontro acontece sempre na última quinta-feira de todo mês. Começamos com o projeto em março, cada turma sempre com 10 jovens, e posso garantir que a cada nenhum encontro foi igual ao outro.


Por que diz que “nenhum encontro foi igual ao outro”?
O encontro começa sempre com um bate-papo comigo, onde na sala de reunião falo um pouco sobre a Milk e instigo para que os jovens façam perguntas. Já tivemos turmas onde os universitários estavam interessados em conhecer apenas os cases da empresa, em outros queriam saber sobre o mercado, mas nunca as perguntas se repetiram. Pelo menos até hoje.


Mas como são esses encontros? Qual a duração deles?
Geralmente duram de 3 a 4 horas, isso depende muito do interesse do grupo. Como disse, começo um bate-papo na sala de reunião, procuro saber um pouco sobre cada jovem, idade e o que espera do mercado. Abro então para as perguntas e quando o grupo está mais descontraído, levo para o balcão, onde preparo um Milk Shake e cada um tem a oportunidade de conversar com os profissionais das outras áreas.


O universitário ganha algum certificado de participação?
Sem dúvida. Além do certificado, damos a ele uma camiseta exclusiva do projeto.


E para aqueles que gostaram da visita, mas gostariam de conhecer mais, podem se inscrever para outro encontro?
Não, para os interessados em conhecer mais sobre a Milk damos a oportunidade de participarem da 2ª etapa, onde devem enviar algo criativo, serve texto, desenho, apresentação, música, o que acharem mais interessante.


Como tem sido essa 2ª etapa?
Não são todos que participam, mas o feedback que recebemos a cada encontro vem surpreendendo a toda a equipe. São desenhos de vacas falantes, vídeos, caixa de leite, além de vários e-mails e posts em nossas redes de relacionamento


A Milk já descobriu algum talento através do Dente de Leite?
Sem dúvida, talento descobrimos vários, mas por enquanto nosso maior destaque foi o Wagner De Oliveira Ramari que conheceu a Milk em uma palestra dada por mim em sua faculdade (Rio Branco) e se inscreveu para participar do 2º encontro, que aconteceu em abril e destacou-se pelo interesse e ousadia para fazer parte da equipe. Wagner foi o primeiro, de muitos, que a Milk ainda pretende descobrir e contratar através do projeto.


Existe a ideia de criar uma Agência Jr dentro da Milk para desenvolver projetos mais em conta?
Existe, mas a Agência Jr Milk é um projeto para 2011, que por enquanto é apenas um projeto que está no papel, ainda não sabemos se ela existirá de fato.
Os projetos seriam sim para pequenas empresas, mas bem pequenas mesmo, aquelas que nunca contratariam uma agência, ou no máximo,contratariam uma agência Jr de faculdade mesmo. A ideia é que a agência Jr Milk seja uma incubadora de talentos. Ela vai treinar o jovem e vai pegar para trazer para dentro da Milk aquele que se destacar.


Como é feita a divulgação? Como o jovem faz ou o que tem que fazer para participar?
A divulgação do projeto começou através do twitter, mas hoje contamos ainda com o boca-a-boca dos próprios participantes, que ainda divulgam em seus blogs e redes de relacionamentos. Para participar basta enviar um e-mail para dentedeleite@emaildamilk.com.br, com o nome completo, faculdade e telefones de contato e aguardar que nossa assessora de comunicação entrará em contato para confirmar a participação.